DOE VIDA, DOE ÓRGÃOS. NOVA CAMPANHA

DIABETES

É proibido o uso das imagens e textos aqui vinculadas, sem a prévia autorização do autor da obra, em blogs, sites, orkut ou qualquer tipo de impresso. Sob pena da lei 9610 de 19 de fevereiro de 1998.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PRESIDENTE DA ARGENTINA TEM CÂNCER NA TIREOIDE


Cristina Kirchner tem câncer na tireoide e será operada em janeiro.
BUENOS AIRES - A Casa Rosada anunciou na noite de terça-feira que a presidente argentina, Cristina Kirchner, de 58 anos, sofre de câncer na glândula tireoide e deve passar por uma cirurgia num hospital de Buenos Aires no próximo dia 4. Ela ficará ausente do cargo nos 20 dias seguintes à operação, período em que será substituída pelo vice Amado Boudou. Segundo especialistas, a chance de cura para este tipo de câncer é de 90%.

Segundo o secretário da Comunicação Pública, Alfredo Scoccimarro, até agora os médicos não constataram metástase no caso de Cristina.

— Foi detectado um carcinoma papilífero no lobo direito da glândula tireoide. Até agora, não houve comprometimento dos gânglios linfáticos nem foi detectada existência de metástase. A localização da doença está restrita à glândula — disse.

O carcinoma papilífero é o tipo mais comum de tumor na tireoide, respondendo a 80% dos casos de câncer nesta glândula — localizada na parte dianteira do pescoço e responsável pela produção de hormônios como o T3 e o T4, que regulam o metabolismo do corpo humano. A causa deste tipo de doença ainda é desconhecida, mas pesquisadores acreditam que esteja ligada a questões genéticas. Este tumor tende a progredir lentamente, mas pode se espalhar pelos gânglios linfáticos e outras partes do corpo. Em geral, costuma ser tratado com bons resultados, e há muitos poucos registros de casos fatais.

— Se tudo for assim como diz o informe oficial, não deveremos ter maiores problemas — disse o oncologista Mario Bruno ao canal de televisão TN. — Parece que a doença está localizada.

Diretor do Centro Oncológico de Rosário, o médico Miguel Muñoz concorda, garantindo que se trata de um "tumor absolutamente curável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário