DOE VIDA, DOE ÓRGÃOS. NOVA CAMPANHA

DIABETES

É proibido o uso das imagens e textos aqui vinculadas, sem a prévia autorização do autor da obra, em blogs, sites, orkut ou qualquer tipo de impresso. Sob pena da lei 9610 de 19 de fevereiro de 1998.

sábado, 19 de novembro de 2011

Em entrevista ao 'Fantástico', Reynaldo Gianecchini afirma: 'Eu quero a vida'


Reynaldo Gianecchini (39) recebeu a jornalista Patrícia Poeta (35) em seu apartamento em São Paulo, para uma entrevista exclusiva para o Fantástico deste domingo, 20. O ator está em tratamento contra um câncer linfático. "Eu tenho passado assustadoramente bem por esse processo, mas cada dia é um dia. Tem dia que você está ótimo para andar, para fazer exercício. Tem dia que você tem que ficar mais na cama mesmo".

O ator, que, recentemente, perdeu o pai, afirmou que preza pela vida. "Eu quero a vida, eu quero viver intensamente os dias que eu tenho", disse o ator.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lula se antecipa a efeito da quimioterapia e raspa barba e cabelo


Ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou barba e cortou cabelo do marido.Ex-presidente da República faz tratamento contra um câncer na laringe.
O Instituto Lula informou na tarde desta quarta (16) que a ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou a barba e cortou o cabelo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz tratamento contra um câncer na laringe.Com a decisão de raspar barba e cabelo, Lula se antecipou aos efeitos da quimioterapia, que provoca a queda de pelos.

fonte: G1

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Setor de hemodiálise de Teresópolis é interditado pela vigilância sanitária

A partir de quinta (17), os pacientes terão que se tratar em Itaboraí, que fica há 70 km de Teresópolis. Os pacientes temem não aguentar a viagem.Quem precisa fazer hemodiálise em Teresópolis está preocupado. A partir de quinta-feira (17), os pacientes terão que se tratar em outra cidade, há 70 quilômetros de distância. Isso porque a Vigilância Sanitária interditou o setor onde o serviço é oferecido na cidade. Foram encontrados problemas no tratamento da água. No entanto, muitos desses pacientes estão com a saúde bem fragilizada e o medo é que eles não aguentem descer e subir a serra.


Os pacientes fizeram o protesto em frente ao setor de hemodiálise do Hospital das Clínicas. A Vigilância Sanitária do estado decidiu interditar o serviço. O hospital não teria cumprido as exigências do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para regularizar o armazenamento e a distribuição da água usada nas máquinas de hemodiálise.



O setor precisa de reparos nos equipamentos e instalações. A partir de sexta-feira (18), o tratamento de hemodiálise dos 69 pacientes do hospital vai ser transferido para o município de Itaboraí, que fica a 70 quilômetros de distância de Teresópolis.



A Secretaria de Saúde ficou encarregada de fazer o transporte. Vai levar os pacientes de Teresópolis até a clínica, em Itaboraí. Mas os pacientes não gostaram da solução. Eles não querem viajar. Os parentes que têm que acompanhar os pacientes também reclamam.



No setor de hemodiálise, lo médico de plantão, o nefrologista Artur Figueiredo confirmou que a viagem é difícil para os pacientes renais e que eles podem passar mal depois do tratamento. Mas ele acha importante que o setor seja reformado para atender as determinações da Vigilância Sanitária.



O presidente da ONG Diálise Terê, Rubens Lacerda, que também é paciente renal, defende a manutenção do tratamento de hemodiálise no Hospital das Clínicas por mais 90 dias. É o prazo que uma empresa terceirizada precisaria para se instalar e prestar o serviço em Teresópolis pelo SUS.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Devido ao tratamento, Lula grava em casa programa do PT


Na última sexta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou a participação no programa partidário do PT, que será veiculado em rede nacional no mês de dezembro. O vídeo foi feito em sua residência, em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde se recupera da primeira sessão de quimioterapia para combater um câncer na laringe.
Até o início da semana passada, a participação de Lula era incerta devido aos efeitos do tratamento, que de acordo com o presidente da Câmara, o deputado Marco Maia, gerou efeitos tanto no ânimo como no paladar do ex-presidente.
A agenda de Lula acabou sendo cancelada. A próxima sessão de quimioterapia está programada para o início da próxima semana

O DIA AZUL



A International Diabetes Federation lançou, em 2007, a ideia de iluminar de azul alguns monumentos de várias cidades espalhadas pelo mundo. Já no primeiro ano, centenas de locais aderiram à ideia e em 2008 o número de monumentos - dos mais famosos a luzes de residências - se somaram ao projeto. Não há mais dúvidas do sucesso da campanha. A mobilização foi geral: população, governos, entidades, empresas privadas e o sucesso foi absoluto, como é possível acompanhar na programação de 2007, no Brasil e no Mundo. Em 2008, o Brasil foi um dos destaques com número de locais iluminados.

POR QUE UM CÍRCULO AZUL PARA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DO DIABETES


Por que um círculo azul?

A campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes foi liderada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). Ela é representada por um ícone simples, que pode ser facilmente adaptado e usado em todos os lugares. O ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes.

O Conceito
Desde o início, a IDF buscou um símbolo simples, de modo a facilitar a reprodução em larga escala e facilitar o uso para qualquer pessoa que quisesse dar apoio à campanha. A ideia era ser algo tão simples, que uma criança pudesse desenhar com um giz de cera. O ícone pode ser facilmente reproduzido a um baixo custo e é facilmente integrado a qualquer campanha pelo diabetes.

A Escolha da Forma
Os círculos estão sempre presentes na natureza e têm sido usados como símbolo desde os primórdios da civilização. O significado do círculo é extremamente positivo. Em várias culturas, simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha, ele simboliza a união. A comunidade global de diabetes se juntou para dar apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. Nossas forças unidas foram a chave para fazer essa campanha tão especial.

A Escolha da Cor
O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.

Uso do Símbolo
A IDF preocupada com o uso correto da logomarca do Dia Mundial do Diabetes, disponibilizou um Manual de Uso e também opção em 60 idiomas (inclusive em português) para facilitar os interessados no uso do material. O uso é livre

DIA MUNDIAL DO DIABETES


O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo.

Quando e Por Quê?

Celebrado em 14 de novembro, e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Essa campanha global de conscientização, que a cada ano aborda um tema diferente, é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) destaca-se entre as entidades, mobilizando-se de forma muito ativa nos últimos anos.

domingo, 13 de novembro de 2011

Macaé promove ações de prevenção no Dia Mundial do Diabetes


Macaé programou uma série de ações para marcar o Dia Mundial do Diabetes. Segundo o diretor do Centro de Referência do Diabetes (CRD), o médico Júlio César Freitas, este ano serão abordados dois temas “O diabetes não discrimina” e “O diabetes mata uma pessoa a cada oito segundos”. “Por isso, vamos trabalhar a data enfatizando a prevenção, pois o diabetes é uma das doenças crônicas que mais avança entre a população mundial”, diz.

Nos dias 17 e 18, a partir das 8h30, no Centro de Referência ao Diabetes, haverá apresentação de esquete teatral encenada pelo Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas). Ao longo do dia o grupo se apresentará em outras unidades de saúde. “O intuito deste trabalho é orientar a população, informando sobre os cuidados que o diabético precisa ter para manter a doença controlada”, ressalta Júlio, acrescentando que a informação é um importante instrumento para a prevenção e tratamento da doença.

O médico lembra que a data também visa chamar a atenção das pessoas para a importância de cuidados como o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes. Ele acrescenta ainda que os problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral são as maiores causas de mortalidade no diabético, o que é lamentável, já que é possível evitar esses problemas com prevenção.
Diabetes - De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), em todo mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 5,8% da população a partir dos 18 anos tem diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas.