DOE VIDA, DOE ÓRGÃOS. NOVA CAMPANHA

DIABETES

É proibido o uso das imagens e textos aqui vinculadas, sem a prévia autorização do autor da obra, em blogs, sites, orkut ou qualquer tipo de impresso. Sob pena da lei 9610 de 19 de fevereiro de 1998.

domingo, 13 de novembro de 2011

Macaé promove ações de prevenção no Dia Mundial do Diabetes


Macaé programou uma série de ações para marcar o Dia Mundial do Diabetes. Segundo o diretor do Centro de Referência do Diabetes (CRD), o médico Júlio César Freitas, este ano serão abordados dois temas “O diabetes não discrimina” e “O diabetes mata uma pessoa a cada oito segundos”. “Por isso, vamos trabalhar a data enfatizando a prevenção, pois o diabetes é uma das doenças crônicas que mais avança entre a população mundial”, diz.

Nos dias 17 e 18, a partir das 8h30, no Centro de Referência ao Diabetes, haverá apresentação de esquete teatral encenada pelo Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas). Ao longo do dia o grupo se apresentará em outras unidades de saúde. “O intuito deste trabalho é orientar a população, informando sobre os cuidados que o diabético precisa ter para manter a doença controlada”, ressalta Júlio, acrescentando que a informação é um importante instrumento para a prevenção e tratamento da doença.

O médico lembra que a data também visa chamar a atenção das pessoas para a importância de cuidados como o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes. Ele acrescenta ainda que os problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral são as maiores causas de mortalidade no diabético, o que é lamentável, já que é possível evitar esses problemas com prevenção.
Diabetes - De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), em todo mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 5,8% da população a partir dos 18 anos tem diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário